As Habilidades Sociais na Vida de Pais e Filhos

22/02/2013 14:34

 

As habilidades sociais na vida de Pais e filhos.

 
Habilidades sociais correspondem a relações interpessoais de forma assertiva ou capacidade de conviver bem com as pessoas, considerando assertiva um conceito amplo dependendo da cultura e crenças de cada indivíduo incluindo comunicação, resolução de problemas, expressar opiniões saber se desculpar ou admitir falta de conhecimento; pedir mudança de comportamento do outro e saber enfrentar as críticas recebidas.
 
No contexto familiar onde os pais são as autoridades muitas vezes as habilidades sociais são colocadas de lado pelos pais muitas vezes pelo autoritarismo ou pela falta de conhecimento de como é importante para educação de seus filhos. No entanto para atingir os objetivos de uma boa educação os pais devem ir além de corrigir, orientar os filhos quais comportamentos devem emitir e quais não devem emitir. Educar requer diálogo familiar, os pais dever expressar de forma precisa o que não gostam de ver seus filhos fazendo, porém sem fazer acusações do tipo “você não tem jeito” o que é muito comum, porém muito prejudicial para uma dinâmica familiar saudável e comunicativa.
 
Segundo a Psicologia comportamental, a punição pode diminuir o comportamento ruim de forma imediata, porém o resultado dura muito pouco, o que incita os pais a continuarem punindo, e pode gerar medo diante de situações parecidas com a que foi punida. Pode levar a pessoa a fazer qualquer outra coisa para fugir da punição e não garante que o comportamento punido deixe de ocorrer na ausência da punição ou do agente punidor. O uso de práticas punitivas podem ainda desencadear sintomas depressivos na criança.
 
Algumas  habilidades são importantes para os pais como: “Cumprir Promessas” quando se faz uma promessa geram-se expectativas nos filhos e quando essa não é cumprida os filhos sentem-se enganados. De contra partida ao cumprir uma promessa os pais fortalecem o vínculo familiar aumentando a confiança e esse comportamento tende a ser reproduzido pelos filhos.
 
Estabelecer regras também é uma habilidade produtiva na dinâmica familiar, determine tarefas e regras aos filhos de acordo com a idade deles, cobre a execução da tarefa, porém, seja claro no estabelecimento de tais regras e certifique-se de que eles entenderam o que deve ser feito para que você não seja injusto na hora de cobrar o cumprimento de tal regra, elogie a cada tarefa ou regra cumprida, pois o elogio aumenta a possibilidade de que estes comportamentos de obedecer a regras e cumprir tarefas sejam repetidos. Quando alguma regra não for cumprida ou tarefa não executada converse com seus filhos com o objetivo de saber qual a dificuldade que eles possuem e se entenderam realmente o que foi colocado para eles e explique novamente caso seja necessário.
 
Treine a habilidade de “Dizer não”, porém não simplesmente dizer o Não, aproveite esse momento para esclarecer o motivo pelo qual você esta dizendo não, negocie com seus filhos e se for preciso que ambas as partes cedam avalie. Importante neste momento de negar ou negociar algum pedido dos filhos é que os pais decidam de comum acordo e sejam unidos nisso.
 
Desculpar-se quando necessário é de fundamental importância na educação dos filhos, você não é infalível e esta sujeito a cometer erros também e o fato dos pais assumirem um erro não desmerece nem diminui a autoridade de ninguém pelo contrário você estará dando exemplo aos filhos de que todos cometem erros, porém podemos corrigi-los.
 
O ambiente familiar é o lugar onde aprendemos comportamentos socialmente adequados, é também onde podemos expressar livremente nossos pensamentos e sentimentos de forma espontânea, aprendemos os conceitos de certo ou errado na dinâmica da família e talvez da sociedade. Valorize esses momentos participe ativamente e fortaleça vínculos afetivos profundos com seus filhos.