Problemas de saúde emocional podem pesar na balança

07/03/2013 15:37

 

 

mulher-pesando-balanca-size-598Foi uma coisa psicológica. Eu tive alguns relacionamento ruins e descontei na comida. Com o passar dos anos, fui ficando maior e meu peso ficou fora de controle“. Essa é fala de Stephen Dockerill, um pai de família que perdeu 82kg com a cirurgia bariátrica. Ele chegou a pesar mais de 200kg, e conhece bem os prejuízos que o excesso de peso pode trazer para a vida social, afetiva, emocional e para a saúde física.

Infelizmente, assim como Stephen, muitas pessoas utilizam a comida como válvula de escape para os problemas do dia a dia. Essa é uma estratégia que além de não resolver os problemas dos quais se está fugindo também gera novos problemas, como o excesso de peso e suas consequências.

Seja qual for o problema de ordem psicológica ou comportamental – como por exemplo ansiedade, stress, depressão, baixa autoestima, compulsão, problema nos relacionamentos, etc.. – é preciso tratá-lo de forma adequada e de preferência imediatamente (assim que você perceber que algo não está bem), para que as consequências desses problemas não se estendam para outras áreas de sua vida, inclusive para a balança.

Hoje, após a cirurgia bariátrica, Stephen ainda sofre com as consequências de haver engordado tanto. O emagrecimento rápido promovido pela cirurgia lhe deixou com um excesso de pele que continua sendo um grande problema para ele. Agora sua luta é para fazer uma cirurgia que remova esse excesso.

Fonte: https://pensemagro.com/blog/problemas-de-saude-emocional-podem-pesar-na-balanca/